Regional: Calendário: Janeiro: Dia de Santo Hipólito

ANEW - Distribuidor Independente - Comprar

LOJA VIRTUAL ANEW   TER SAÚDE É NATURAL

Dia Motivo
  30 Dia de Santo Hipólito
 A imagem de Santo Hipólito foi encontrada no Rio das  Velhas, no final do século XIX, por pessoas que prestavam serviços à RFFSA.

Conta-se que, por ocasião das escavações para construção dos pilares que sustenta a ponte que dava passagem aos trilhos da linha da Rede Ferroviária Federal, ramal que ligava Corinto a Diamantina, encontraram a imagem. A mesma foi reconhecida por alguém de descendência italiana, como Santo Hipólito era venerado. A Imagem encontrada fora guardada na casa de um senhor afrodescente, na localidade de Calombi, zona rural de Santo Hipólito. Dizem que este senhor tinha o sobrenome Calombi, era um preto Velho. Com o passar do tempo foi construída uma capela, no alto do Quebra Coco, mais ou menos perto do rio.

Aconteceu que, na época havia um fazendeiro que era proprietário da Fazenda Porto da Manga, o qual prometera doar uma imagem para a Capela. lembrando-se da Imagem de Santo Hipólito, negociou com o Sr. Calombi, trocando a Imagem encontrada no rio por três barris de cachaça, pois este fazendeiro era dono de um alambique, onde era produzida a pinga. o Coronel José Caetano fez a doação da imagem para a Capela, que foi inaugurada no ano de 1914.

 
 
Foto: Segunda Igreja construída.

Neste ano organizou-se uma grande procissão, que conduziu a Imagem para a Capela. A partir daí, todos começaram a freqüentar a capela, com grande devoção ao Santo, com reza de terços e festividades diversas, tendo Santo Hipólito com protetor.

Esta Capela foi destruída por um raio, mas a imagem permaneceu intacta.

Logo construíram outra Capela maior para o Santo, onde eram celebradas as Missas e realizados todos os atos inerentes à Igreja Católica. Em 1966, nova tragédia: um raio atingiu também esta Igreja, trincando as paredes, quebrando imagens, enfim abalando a estrutura da mesma que foi interditada e, posteriormente, demolida.

A Imagem foi transferida para a Capela Nossa Senhora das Dores, conhecida como Capelinha, até que fosse construída a atual Igreja Matriz, inaugurada no dia 12 de outubro de 1998. Nesta datam a Imagem de Santo Hipólito, em procissão, com a presença do Senhor Arcebispo, do Administrador Paroquial Pe. Geraldo Santos Ferreira e diversos Padres amigos da terra, foi conduzida à sua nova e definitiva morada.

Hipótese: A imagem teria sido trazida da Itália por algum devoto que morou próximo ao Rio das Velhas e teria sido vítima de uma enchente? De acordo com a crença popular, vários casos referentes à Imagem são contados:

As promessas eram pagas com doações de bezerros para o santo, que eram leiloados na ocasião das festas da igreja. Conta-se que, quando foi construída a segunda Capela, levaram a Imagem para lá, mas ela fugiu e foi para a beira do rio, onde era a Capela anterior. Por várias vezes isto aconteceu. (Crendice popular)

Conta-se também que a bengalinha que ele tem na mão era toda de ouro, mas foi roubada e, por isso, substituída por uma outra de outro material.

Histórico relatado por uma das mais antigas moradoras desta localidade que diz ter participado da procissão que trouxe a Imagem da Fazenda Porto da Manga, quando ela era ainda criança, Maria Sebastiana Santos, conhecida como D.Naninha. Foi Professora das Escolas Reunidas "Frei Eustáquio", hoje Escola Estadual "Frei Eustáquio".

Autora: Andrelina de Araújo Silva

  



 

Foto: Igreja Matriz de Santo Hipólito


Oração a Santo Hipólito

 Santo Hipólito, que combatestes com coragem as heresias da igreja em tempos de cisma, de defendestes com vossa própria vida os valores verdadeiramente cristãos e morrestes perdoando e abraçando a fé na hierarquia da Igreja, cujo Papa é o supremo Pastor, nós vos rogamos que transformeis nossos corações, concedendo-nos valentia, porém mansidão, capacidade de perceber os erros, mas com caridade corrigir nossos irmãos, sermos perseguidos e maltratados, mas perdoando sempre.

Por Cristo Nosso Senhor. Amém!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: http://www.santohipolito.com

VOLTAR