Dominicano, Doutor da Igreja e um dos grandes teólogos e
filósofos da historia da igreja. Ele nasceu em
Roccasecca em 1225, Itália de uma família nobre e seu
pai era o Conde Landulf de Aquino- um parente do
imperador Romano e Rei de França e de sua mãe era
Teodora de Teano.
Na idade de 5 anos foi enviado para estudar na Ordem
Beneditina de Monte Cassino. Ele era muito inteligente e
os beneditinos ficaram admirados pelo seu raciocínio
brilhante. Algum tempo depois os monges beneditinos
foram desalojados da Abadia pelas tropas do Imperador
Frederico II. No mesmo ano em 1239 ele começou a estudar
na Universidade de Nápoles, concentrando seus estudos em
filosofia, gramática, retórica e lógica.
Ele já estava atraído pela Ordem Dominicana e expressou
o desejo de se tornar um frade, o que era totalmente
inaceitável pela sua família. Alguns membros de sua
família até contrataram uma linda mulher para tenta-lo,
mas seus esforços foram em vão e Tomas perseverou na sua
vocação e como recompensa por isto, foi conferido a ele
anos mais tarde o titulo de "Doutor Angélico". Em
seguida ele foi raptado pelos seus irmãos e aprisionado
no Monte São Giovanni de 1244 até 1245. Seus pais
finalmente aceitaram a derrota e Tomas foi solto e
voltou para Roma e depois para Paris onde entrou na
Universidade. Tomas estudou em Paris de 1245 a 1248 sob
a direção de São Alberto Magnus que o acompanhou em 1248
ao Novo Colégio Dominicano de Colonha (Alemanha), onde
ele foi ordenado. Voltando, dois anos mais tarde para
Paris, ele ensinou teologia, e continuou seus estudos e
escreveu um notável comentário sobre as sentenças de São
Pedro Abelardo. Em 23 de outubro de 1257 ele e seu amigo
São Boaventura receberam seus doutorados em teologia e
Tomas fez o seu sermão inaugural " A Majestade de
Cristo" baseada nos Salmos 104:13 .
Dois anos mais tarde ele foi indicado como assistente
teológico da corte papal, ficando muito tempo como
residente papal em Anagni e Orveto.
A pedido do papa Urbano IV ele escreveu um grande número
de teses inclusive o " O Oficio para a Festa de Corpus
Christie "; a "Catena Áurea"(A Corrente de Ouro) e os
"Contra Errores Graecorum " (Contra os Erros dos
Gregos). De 1265 a 1267 Tomas ensinou em Roma no Colégio
Dominicano de Santa Sabina. Foi durante este tempo que
ele começou o seu trabalho mais famoso o "Magnus Opus"
chamado "Summa Thelogiae". Em 1267 foi para Viterbo e
trabalhou com o Papa Clemente IV, recusando o posto de
arcebispo de Nápoles. Dois anos mais tarde retornou a
Paris e aceitou a posto de catedrático de teologia para
os Dominicanos. Sua indicação foi num momento muito útil
porque, ele foi forçado a devotar toda a sua energia
para derrotar a oposição que havia emergido na
universidade da Ordem dos Medicants (em particular dos
Dominicanos) com os ensinamentos de Aristóteles e
assegurar a condenação das idéias controvertidas do
teólogo Siger de Brabant,e ainda dos chamados "Averroists",
que advogavam uma forma extrema de Aristotelismo.
Renomado em toda a cristandade, o Papa ordenou a ele que
organizasse uma escola em Nápoles. Ali ele deu sermões,
pregou perante grandes multidões e continuou o seu
trabalho de pesquisa para terminar a sua "Summa
Theologiae". Muito doente e exausto do seus incessantes
trabalhos Tomas, não obstante, obedeceu ao pedido do
Papa Gregório X de participar no Concílio de Lyon. Na
França ele teve um colapso em janeiro de 1274 e morreu
no Monastério Cisterciense de Fossanova em 7 de março de
1274.
Ele é comparado a São Paulo e a Santo Agostinho, como um
dos maiores teólogos da Cristandade. Ele conseguiu
sintetizar o pensamento Aristoteliano com os Dogmas
Cristãos e fazer da teologia uma ciência.
Ele é conhecido especialmente por harmonizar a razão e a
fé ,enquanto mantém a precisa distinção entre os dois: a
razão ajuda a descobrir a existência de Deus, mas é
insuficiente como guia para as ações humanas, alcançada
pela fé, que é necessária para a descoberta de verdades
mais elevadas reveladas pelo consentimento Divino.
O corpo teológico que Tomas formulou em seus escritos,
veio a ser chamado Tomismo e é considerado a coroação da
Escolástica.
Inicialmente com muita objeção na igreja, (alguns até o
condenaram em Paris em 1277) o Tomismo foi abraçado como
um todo e em 1567 o Papa Pio V o declarou Doutor da
Igreja e os Dominicanos impuseram seus ensinamentos. Em
1879, o Papa Leão XIII promulgou a Encíclica Aeterni
Patris, ordenando que os escritos de São Tomas fossem
estudo obrigatório a todos os padres e estudantes de
teologia.
Seus escritos incluem toda a doutrina cristã, cobrindo
teologia, filosofia e as escrituras. O seu mais famoso
trabalho a "Summa Teologiae" , é o uma exposição
extremamente coerente da fé cristã. Feita por ele para
ser um manual para os estudantes, provou ser a mais
complexa e a o mais esclarecedor tratado em teologia
cristã já escrito. Apesar de não o ter terminado, Tomas
o organizou em três partes e tem um total de 38 tratados
separados, 612 questões, 3.120 artigos e aproximadamente
10.000 objeções individuais.
Seus escritos incluem ainda : Um comentário sobre a
sentença de Pedro Lombardi "De Ente et Essentia" (Da
Essencia do Ser); Comentários Bíblicos, De Regimine
Principium (Em Ser Rei) ; Contra Impugnantes Religionem,(na
defesa da Ordem dos Mendicantes) ; De Perfectae Vitae
Spiritualis (sobre a vida espiritual); De Unitate
Intellectus Contra Averroistas,( contra os Averroistas)
; Comentários sobre Aristóteles ; Quaestiones Disputatae
e Quaestiones Quodlibetales, (uma coleção e debate de
questões a serem examinadas nas salas de leituras) e a "
Summa Contra Gentiles (Summa de Veritate Catholicae
Fidei Contra Gentiles), que é um manual que converte
para a fé cristã os escritos de São Raymond Peñafort.
Tomas o fez para ser usado pelos missionários entre os
judeus e os muçulmanos.
São Tomas foi canonizado pelo Papa João XXII em 1323 e
conhecido como Doutor Angelicus e Doutor Communis em
honra da sua enorme contribuição aos ensinamentos
católicos. Em 1880 o Papa Leão XIII honrou São Tomas
como o patrono das escolas, colégios e universidades.
É ainda o padroeiro da castidade entre os jovens. Entre
as jovens é a Santa Maria Goretti.
Na liturgia ele é mostrado como um Dominicano, segurando
um livro com raios de luz emanando do seu peito. |