Lazer: Aviação: Acrobacia Aérea

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  • Acrobacia Aérea
    Na Aviação encontramos uma grande maioria que considera a Acrobacia Aérea como uma técnica de pilotagem altamente especializada e muitas vezes só para os mais talentosos. Entretanto os ‘’expe
    rts’’ no assunto não a consideram dessa forma, mas sim como a arte básica de voar elevada a um extremo lógico, aplicada a todas as atitudes de vôo e não somente a uma restrita margem de ângulo de ataque e inclinação.

    Para muitos pilotos, não faz sentido realizar determinadas manobras ou até mesmo aprender a “sair” delas se a idéia principal é evitá-las. Seria como dirigir um carro sem saber como controlar uma derrapagem. Quase nunca acontece, mas quando acontecer…

    Podemos então definir e dividir a acrobacia em duas áreas quase distintas: a primeira estaria no próprio ato da realização das manobras, o voar invertido, a subida vertical que causam diversão, prazer e satisfação. A segunda, onde a acrobacia é mais importante, é a perfeição na prevenção do desenvolvimento de situações perigosas como acidentes decorrentes de parafusos inadvertidos e atitudes anormais, provenientes de esteira de turbulência de aeronaves maiores, tesoura de vento, dentre outros fatores.

  • Acrobacia Aérea História
    A acrobacia aérea é uma atividade definida na tradição do esporte da aviação. Implica no manejo de aeronaves com arte e destreza quanto ao cumprimento de movimentos e percursos, com dificuldades estabelecidas e sujeitas à mensuração. Trata-se, em síntese, de um esporte de aventura e risco com impacto sobre praticantes e assistentes. Sua origem situa-se nos primórdios da aviação quando esta ainda era mais entendida como um esporte, do que um meio de transporte. Tal compreensão é particularmente cara aos brasileiros por estar Alberto Santos Dumont entre os pioneiros esportistas da aviação no início do século XX. Antes dele, já havia uma tradição de conquista do ar no país desde o século XVIII, com os feitos dos balonistas Bartolomeu de Gusmão, Augusto Severo e outros. Nesta feição reside também uma das explicações do Brasil estar situado, nos dias presentes, entre os países líderes dos aeroesportes e da acrobacia aérea em particular. Outra razão pertinente é a do país possuir hoje a segunda frota de aviões de pequeno porte do mundo, sendo a primeira a do EUA. A esta vantagem, alia-se a existência de uma indústria sofisticada de aeronaves, com a empresa nacional Embraer à frente, como a quarta indústria do mundo neste setor.