- Acrobacia
Aérea
Na Aviação encontramos uma grande maioria que considera a
Acrobacia Aérea como uma técnica de pilotagem altamente
especializada e muitas vezes só para os mais talentosos.
Entretanto os ‘’expe
rts’’ no assunto não a consideram dessa forma, mas sim como a
arte básica de voar elevada a um extremo lógico, aplicada a
todas as atitudes de vôo e não somente a uma restrita margem de
ângulo de ataque e inclinação.
Para muitos pilotos, não faz sentido realizar determinadas
manobras ou até mesmo aprender a “sair” delas se a idéia
principal é evitá-las. Seria como dirigir um carro sem saber
como controlar uma derrapagem. Quase nunca acontece, mas quando
acontecer…
Podemos então definir e dividir a acrobacia em duas áreas quase
distintas: a primeira estaria no próprio ato da realização das
manobras, o voar invertido, a subida vertical que causam
diversão, prazer e satisfação. A segunda, onde a acrobacia é
mais importante, é a perfeição na prevenção do desenvolvimento
de situações perigosas como acidentes decorrentes de parafusos
inadvertidos e atitudes anormais, provenientes de esteira de
turbulência de aeronaves maiores, tesoura de vento, dentre
outros fatores.
- Acrobacia
Aérea História
A acrobacia aérea é uma atividade definida na tradição do
esporte da aviação. Implica no manejo de aeronaves com arte e
destreza quanto ao cumprimento de movimentos e percursos, com
dificuldades estabelecidas e sujeitas à mensuração. Trata-se, em
síntese, de um esporte de aventura e risco com impacto sobre
praticantes e assistentes. Sua origem situa-se nos primórdios da
aviação quando esta ainda era mais entendida como um esporte, do
que um meio de transporte. Tal compreensão é particularmente
cara aos brasileiros por estar Alberto Santos Dumont entre os
pioneiros esportistas da aviação no início do século XX. Antes
dele, já havia uma tradição de conquista do ar no país desde o
século XVIII, com os feitos dos balonistas Bartolomeu de Gusmão,
Augusto Severo e outros. Nesta feição reside também uma das
explicações do Brasil estar situado, nos dias presentes, entre
os países líderes dos aeroesportes e da acrobacia aérea em
particular. Outra razão pertinente é a do país possuir hoje a
segunda frota de aviões de pequeno porte do mundo, sendo a
primeira a do EUA. A esta vantagem, alia-se a existência de uma
indústria sofisticada de aeronaves, com a empresa nacional
Embraer à frente, como a quarta indústria do mundo neste setor.
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